Variáveis associadas aos desenvolvimentos cognitivo, comportamental e emocional: uma coorte de escol
Adriana Martins Saur, Sabrina Kerr Bullamah Correia, Heloisa Bettiol, Marco Antonio Barbieri e Sonia Regina Loureiro
O presente trabalho objetivou identificar possíveis variáveis associadas com o desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional de uma coorte de crianças em idade escolar, com base em variáveis biológicas (idade, sexo e peso ao nascer) e socioeconômicas (estado civil, educação materna e paterna, ocupação do chefe de família, status socioeconômico e número de membros da família). Foram avaliadas 790 crianças nascidas em uma coorte de Ribeirão Preto (SP), Brasil, aos 10/11 anos de idade. Para a avaliação cognitiva utilizou-se o Teste de Raven e para a avaliação emocional e comportamental usou-se o Questionário de Capacidades e Dificuldades. Por meio de análise de regressão logística multivariada (IC 95%), verificou-se que: 1) baixa escolaridade materna foi associada a problemas comportamentais, emocionais e baixo desempenho cognitivo; 2) sexo feminino foi um fator de proteção contra problemas de comportamento e 3) baixo peso ao nascer e prematuridade não foram associados com as variáveis investigadas. Artigo original publicado em Revista Psico-USF Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100013