• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Resiliência, Habilidades Socioemocionais e Formação Docente: possibilidades

Atualizado: Ago 20

Mariana Arantes e Tatiana Brasil


Este artigo buscou compreender os efeitos de uma intervenção voltada para processos promotores de resiliência e habilidades socioemocionais em alunos de pedagogia com objetivo de investigar as implicações no processo de formação docente. Trata-se de pesquisa participante exploratória com construção dos dados através de entrevista semiestruturada com 4 participantes. A partir da análise temática de Minayo categorizamos as entrevistas em três eixos: 1. Experiência com a intervenção, cujo resultado revela satisfação em ter participado e indica aprendizagem dos conceitos propostos, mais desenvolvimento de características resilientes e habilidades socioemocionais; 2. Implicações para formação que demonstrou abertura e um novo olhar frente às temáticas, à profissão escolhida e às atitudes no cotidiano; 3. Em Relação entre resiliência, habilidades socioemocionais no processo formativo ficou perceptível a falta de contato e clareza, implicando no favorecimento e aplicabilidade das mesmas. Indicamos os efeitos favoráveis da intervenção no processo de formação e atuação docentes. Palavras-chave: Resiliência. Habilidades Socioemocionais. Educação Anais: EPEPE 2018

0 visualização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Redes Sociais:

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Apoio:

logo redec.png
logo formacao humana.png
hubeducat logo 1.png
6.png
logo UFP.png
LOGO 1 cópia.png