Produção científica em avaliação psicológica no contexto educacional: enfoque nas variáveis socioemo
Rodolfo A. M. Ambiel, Carla Priscila da Silva Pereira e Thaline da Cunha Moreira
O presente estudo teve por objetivo mapear a produção científica sobre avaliação psicológica no contexto educacional com ênfase em variáveis socioemocionais, no período de 2005 a 2013. Foram analisados 178 artigos. Nos resultados, observaram-se picos de publicação nos anos de 2006 e 2009, sendo que a grande maioria dos artigos analisados foi publicada em língua portuguesa e, principalmente, por dois ou três autores. Além disso, os resultados também permitiram observar que a amostra predominante nos estudos era de estudantes do ensino fundamental e com variação de 101 a 200 participantes. Em relação às palavras-chave, “habilidades sociais” foi o principal termo utilizado, ainda que os instrumentos mais frequentes sejam de avaliação de desempenho cognitivo. Tais achados indicam a necessidade de investimentos em pesquisas de avaliação de variáveis socioemocionais no contexto educacional, estabelecendo a relação destas com desempenho e sucesso acadêmico. As limitações e direções futuras são comentadas. Artigo original publicado em Revista Avaliação Psicológica Link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712015000300006