• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Parâmetros psicométricos do Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test – MSCEIT

Atualizado: Ago 20

Adauto Garcia de Jesus Junior e Ana Paula Porto Noronha


presente estudo se propôs a investigar evidências de validade e precisão do Mayer, Salovey e Caruso Emotional Intelligence Test – MSCEIT, um instrumento de avaliação da Inteligência Emocional, por meio de análise fatorial e coeficiente Alpha de Cronbach. A amostra de sujeitos consistiu de 191 alunos universitários, provenientes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma instituição particular do interior do estado de São Paulo. O material utilizado foi aplicado em uma sessão coletiva em grupos separados por seus cursos. O índice total de precisão do MSCEIT foi de 0,90, indicando consistência satisfatória. A análise fatorial pelo método de rotação Varimax apresentou três fatores principais, responsáveis por 61,5% da variância dos escores dos diferentes subtestes, resultado que sugere aparente desacordo com o modelo de 2 e 4 fatores defendidos pelos autores do instrumento, mas que pode ser explicado em relação aos índices de precisão de seus subtestes. Artigo original publicado em PSIC – Revista de Psicologia da Vetor Editora Link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1676-73142008000200003&script=sci_abstract&tlng=es

0 visualização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Redes Sociais:

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Apoio:

logo redec.png
logo formacao humana.png
hubeducat logo 1.png
6.png
logo UFP.png
LOGO 1 cópia.png