O que as imagens dos livros didáticos de matemática nos dizem sobre multiculturalismo?

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan e Andreia Dalcin


Neste artigo temos por objetivo discutir sobre o multiculturalismo numa perspectiva crítica e a implicação desta para a Educação Matemática, tendo como foco as imagens presentes em duas coleções de livros didáticos destinados ao ensino fundamental, no tocante a questão étnico-racial, gênero e cadeirante. Tal discussão se justifica como relevante, pois procura refletir sobre os discursos que podem estar sendo veiculados ou silenciados através destas imagens. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho interpretativo. Os resultados da pesquisa indicam que as imagens das coleções analisadas tendem a um discurso de multiculturalismo humanista liberal, em que se procura reforçar o argumento de que existe uma igualdade natural entre as pessoas. Artigo original publicado em Revista Educação Matemática e Pesquisa Link: http://revistas.pucsp.br/emp/article/view/16673

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icone-3.png