• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Inteligência Emocional: Validade discriminante entre MSCEIT E 16 PF

Marilda Aparecida Dantas and Ana Paula Porto Noronha


O objetivo do presente estudo foi investigar evidências de validade discriminante do Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT), comparando-o com os 16 Fatores de Personalidade. O construto de inteligência emocional tem sido definido como a capacidade de perceber, entender e usar precisamente as emoções em si e em relação aos outros, bem como gerenciá-las para facilitar os processos cognitivos e promover o crescimento pessoal e intelectual. Participaram 270 universitários de diferentes cursos -Psicologia, Educação Física, Matemática e Biologia, sendo utilizados o MSCEIT e o 16 PF em aplicação coletiva. Os resultados indicaram correlações significativas baixas positivas e negativas entre IE e personalidade, tais como; Extroversão (r = 0,125*), Brandura (r = 0,253**), Rigidez de Pensamento (r = -0,193**). A análise dos resultados indica que não houve equivalência entre construtos de inteligência emocional e personalidade, embora algumas dimensões deste último possam contribuir para um adequado desempenho em IE.

Artigo original em Revista Paidéia

Link: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n33/09.pdf

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