• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Inteligência Emocional em Estudantes Universitários

Atualizado: Ago 20

José Maurício Haas Bueno, Priscilla Rodrigues Santana, Juliana Zerbini e Thales Barbosa Ramalho


O propósito deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da inteligência emocional traduzido do inglês para o português (MSCEIT), no contexto cultural brasileiro. O instrumento foi aplicado a 334 participantes da pesquisa, de ambos os sexos (58,1% de mulheres e 41,9% de homens), universitários dos cursos de Psicologia (42,8%), Comunicação e Artes (39,5%) e Engenharia Civil (17,7%), com média de idade de 20,5 anos (DP=3,3). Os resultados indicaram boa consistência interna em todas as escalas do instrumento, com coeficientes alfa variando de 0,636 a 0,918. Também foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em favor das mulheres, e entre cursos, em favor da Psicologia. Concluiu-se que o instrumento apresenta boas propriedades psicométricas para ser utilizado com população equivalente à deste estudo. Artigo original publicado em Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000300007


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