• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Inteligência emocional e qualidade de vida em gestores Brasileiros

Atualizado: Ago 20

Alessandra Rodrigues Gonzaga e Janine Kieling Monteiro


O construto Inteligência Emocional contribui para estudos científicos sobre as relações interpessoais nas organizações, por permitir a investigação das emoções humanas no ambiente de trabalho. O presente estudo investiga as relações entre a Inteligência Emocional (IE) e a Qualidade de Vida (QV) em um grupo de gestores brasileiros em cargos de liderança. A amostra foi composta de 30 gestores. Como instrumentos, foram utilizados o Mayer, Salovey e Caruso Emotional Intelligent Test (MSCEIT), o Questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde Simplificado (QV/OMS – Simplificado) e um questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram que há correlação entre a percepção emocional dos gestores (medida pela variável Bias) e sua Qualidade de Vida (r = 0,60 / p = 0,01). Artigo original publicado em Revista Avaliação Psicológica Link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000200003

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