• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Indicadores emocionais no Desenho da Figura Humana: investigando evidências de validade

Ingrid Piccollo Comparini, Solange Muglia Wechsler and Wagner de Lara Machado


O Desenho da Figura Humana (DFH) é muito utilizado para a avaliação emocional de crianças, porém há pouca validade empírica da medida. O objetivo deste estudo foi investigar evidências de validade por critério externo para o DFH. A amostra foi composta de 91 crianças (62,6% meninas), com idades entre 11 e 12 anos, que frequentavam instituições de educação básica. Para tanto, utilizou-se o DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais e Youth Self-Report (YSR), Inventário de Autoavaliação para Jovens que avalia dificuldades comportamentais e emocionais. Foram estimadas as correlações entre ambas as medidas e comparados os totais e os itens específicos do DFH com as dimensões comportamentais do YSR. Não foram observadas associações entre os totais de indicadores emocionais do DFH e nos totais do YSR. No presente estudo, não foi observada a validade do DFH como medida de problemas emocionais, indicando a necessidade de mais estudos sobre sua validade. Artigo original publicado em Revista Psicologia: teoria e prática Link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872017000300011

0 visualização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Redes Sociais:

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Apoio:

logo redec.png
logo formacao humana.png
hubeducat logo 1.png
6.png
logo UFP.png
LOGO 1 cópia.png