• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Imagens da Docência: Um Estudo sobre o Processo de Trabalho e Mal-estar Docente

Atualizado: Ago 19

Vera Lúcia Gainssa Balinhas, Jarbas Santos Vieira, Maria de Fátima Duarte Martins, Maria Manuela Alves Garcia, Leomar Eslabão, Aline Ferraz da Silva e Carmem Lúcia Fetter


Esse artigo aborda as imagens de docência do professorado que atua na rede pública municipal de ensino básico do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada entre 2007 e 2009, cujo objetivo foi analisar aspectos e elementos do processo de trabalho das professoras. A partir de dados funcionais e de entrevistas com professoras que obtiveram licenças de saúde em 2006 e 2007, discutimos o processo de trabalho e as expectativas das professoras frente à educação e à carreira, bem como as implicações que tais imagens guardam com a saúde de cada docente. Nessa abordagem destacamos que a imagem do magistério como sacrifício se naturaliza como componente inexorável do processo de trabalho. O mestre da renúncia de si marca as imagens da profissão – trabalhar sem condições físicas e emocionais faz parte da doação e da luta das professoras. Nestas condições, aumenta o sacrifício até o limite da instalação da doença ou do distanciamento emocional do trabalho. Artigo original publicado em Revista Mal estar e subjetividade Link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482013000100010

0 visualização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Redes Sociais:

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Apoio:

logo redec.png
logo formacao humana.png
hubeducat logo 1.png
6.png
logo UFP.png
LOGO 1 cópia.png