Emoção e Exclusão: Ideias-Chave de Vygotsky para Rever Nosso Papel em uma Escola com um Ambiente de
Enrique Riquelme Mella, Gerard Lavoie, Daniel Quilaqueo Rapimán and Segundo Quintriqueo Millán
Pesquisas demonstram que crianças pertencentes a grupos minoritários com diagnóstico de transtornos emocionais e comportamentais estão superrepresentadas, sendo as minorias étnicas as mais afetadas. Os diagnósticos resultaram em racismo e discriminação. Este artigo reflete sobre a necessidade de desenvolver modelos de inclusão mais integrados e dinâmicos para as escolas. Com base nas ideias de Vygotsky, faz-se uma reflexão sobre a educação emocional nas escolas, especificamente sobre a necessidade de incluir – na formação de professores – o papel principal das regras culturais emocionais na dinâmica de exclusão / inclusão de minorias. O artigo conclui com propostas a serem consideradas para uma visão culturalmente sensata sobre inclusão. Artigo original publicado em Revista Brasileira de Educação Especial Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000200169