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Educação Emocional e Enfermagem: contribuição para um ato de trabalho integral e afetuoso na saúde

Márcia Rique Carício


O objetivo desta tese foi o de investigar as competências e habilidades emocionais que integram o conjunto de ações coordenadas e desenvolvidas pelas enfermeiras e enfermeiros no exercício de sua prática profissional, constituindo-se como determinantes para a geração de um ato de cuidado integral e afetuoso na saúde. A partir de estudos e pesquisas de Rafael Bisquerra, Antonio Valles, Joan Orts, Diana Campos, João Graveto, Priscila Broca e Márcia Ferreira, dentre outros, foram analisadas as seis competências gerais da enfermagem definidas pelo Conselho Nacional de Educação (atenção à saúde, tomada de decisão, liderança, comunicação, administração e gerenciamento e educação permanente) e suas possíveis correspondências com as competências e habilidades emocionais. Tais análises evidenciaram a relação entre elementos de ordem emocional e a qualidade do trabalho desenvolvido pelas trabalhadoras e trabalhadores da Enfermagem. Os dados empíricos foram obtidos a partir da aplicação do Inventário de Educação Emocional Gonsalves, permitindo um exame quantitativo e qualitativo do material produzido. Optou-se por uma amostra acidental composta por cento e setenenta e quatro enfermeiras e enfermeiros que trabalham em serviços da Rede de Saúde no município de João Pessoa – Paraíba. Os dados produzidos foram sujeitos aos tratamentos quantitativo e qualitativo, permitindo uma nova organização do conjunto de competências e habilidades a serem exercidos na Enfermagem, para além das recomendações oficiais. A tese demonstrada ao final deste trabalho é a de que as competências e habilidades emocionais devem estar incluídas na formação em Enfermagem como parte integrante do currículo, pois sua ausência ocasiona um conjunto de limites ao exercício profissional, podendo inclusive dificultar a atuação da enfermeira e do enfermeiro, tendo em vista a afirmação da saúde enquanto um ato de cuidado integral e afetuoso. Palavras Chave: Educação Emocional, Enfermagem, Competência, Cuidado Integral em Saúde. Repositório UFPB

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