Criatividade e Inteligência Emocional em Crianças: Um Estudo Relacional

Tatiana de Cássia Nakano e Priscila Zaia


Considerando que tanto a criatividade quanto a inteligência emocional são características importantes para o desenvolvimento sadio e adaptativo dos indivíduos e a observação da escassez de estudos que buscam comparar os dois construtos, uma amostra composta por 162 crianças com idades entre 9 e 11 anos, equilibrada igualmente entre os sexos, estudantes do 4o e 5o ano de uma escola pública de Ensino Fundamental foi investigada. As crianças responderam ao Teste de Criatividade Figural Infantil e ao Teste de Inteligência Emocional para Crianças. A análise multivariada da variância indicou que as variáveis sexo e série exercem influência significativa somente na medida de criatividade. As correlações entre os fatores da inteligência emocional e da criatividade não se mostraram significativas, de forma a se poder afirmar, na presente amostra, a independência dos construtos. Sugere-se a realização de outros estudos, com ampliação da amostra e diversificação dos instrumentos, a fim de melhor investigar essa relação. Artigo original publicado em Revista PSICOΨ Link: http://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10608

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo