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Compreendendo a questão da saúde dos professores da Rede Pública Municipal de São Paulo

Márcia Siqueira de Andrade e Sandra Dias Simplício


Buscou-se compreender, neste estudo, a questão da saúde do professor, relacionando-a a vida profissional. Para tal foram entrevistados 34 professores da rede municipal de São Paulo. A análise foi organizada em quatro momentos: estágio, início da carreira, a experiência e final da carreira. Foram identificadas três categorias que emergiram enquanto sintomas prejudiciais à saúde: exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização profissional. Os resultados indicam que a profissão docente exige conhecimentos que vão além daqueles adquiridos durante a formação. Indicam, ainda, que o processo saúde-doença é também construído no trabalho, espaço de construção da história individual e da identidade social. Sugere-se a discussão de políticas públicas que considerem a saúde do professor como aspecto fundamental para a qualidade da educação. Artigo original publicado em Revista Psico Link: http://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/ojs/index.php/revistapsico/article/view/7566

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