• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho

Atualizado: Ago 19

Sônia Maria Guedes Gondim, Franciane Andrade de Morais e Carolina Dos Anjos Almeida Brantes


Defende-se a tese de que o domínio de competências socioemocionais tem papel relevante no desenvolvimento de competências para o trabalho, que não são atributos inatos, mas capacidades adquiridas ao longo do processo de socialização familiar, educacional e profissional. A aprendizagem tem papel importante nesse processo, em que as emoções encontram-se fortemente implicadas. A primeira seção se dedica a aspectos conceituais que situam melhor o leitor na definição de competência e sua associação com o desempenho no trabalho e a aprendizagem continuada. A seção subsequente demarca o escopo que está sendo dado neste artigo ao conceito de competências socioemocionais, em que são incluídos os seguintes componentes: inteligência emocional, regulação emocional, criatividade emocional e habilidades sociais. Por último, sugestões de como docentes e formadores podem contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais, apoiadas no ciclo ERAT (experiência-reflexão-aplicação-transferência) são apresentadas. Acredita-se que as competências socioemocionais podem auxiliar os jovens a desenvolver competências profissionais ao favorecer a autoconfiança e ao criar ambiente de trabalho mais favorável à aprendizagem continuada. Artigo original publicado em Revista Psicologia Organizações e Trabalho Link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000400006

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