• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Comparação entre dois sistemas de pontuação para o teste informatizado de percepção de emoções em fo

Atualizado: Ago 20

José Maurício Haas Bueno, Fabiano Koich Miguel, Ricardo Primi, Monalisa Muniz, Gleiber COUTO e Ana Paula Porto Noronha


Este trabalho teve o objetivo principal de comparar dois sistemas de atribuição de pontos às respostas de sujeitos no Teste Informatizado de Percepção de Emoções: concordância com o consenso e concordância com critérios definidos por especialistas, com base na teoria relacionada à inteligência emocional e na teoria de resposta ao item. Participaram do estudo 55 sujeitos de ambos os sexos, de 18 a 74 anos, cujos protocolos foram avaliados pelos dois métodos de pontuação. Embora a correlação entre os dois métodos de pontuação tenha sido elevada, a atribuição de pontos por concordância com especialistas resultou em correlações item-total significativamente mais elevadas que as pontuações por concordância com o consenso. Os resultados sugerem que o desenvolvimento de instrumentos para avaliação de habilidades relacionadas à inteligência emocional deve priorizar o critério da concordância com especialistas, e mostra como a teoria de resposta ao item pode ser útil no processo de investigação e escolha desses critérios. Artigo original publicado em Revista Estudos em Psicologia Link: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n1/a04v26n1

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