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Cognição, afeto e desenvolvimento humano: a emoção de viver e a razão de existir

Helga Loos e René Simonato Sant’Ana


Trata-se de um convite à reflexão, no sentido de fornecer elementos, provenientesda filosofia e da psicologia, na intenção de contribuir para uma visão mais crítica e produtiva da atividade científica, bem como para um resgate da amplitude da vida. Defende-se que sejam consideradas, sobretudo, as relações entre os fenômenos – sejam estes sociais ou naturais –, em lugar de uma postura fragmentada e individualista perante o mundo. Toca questões ligadas à atitude – como forma de ver e estar no mundo –, à ética, ao desejo, ao conhecimento, ao afeto e à consciência. Explora a visão não apenas dialética, mas também monista de Vygotsky acerca da construção e da expressão humana – a qual se inspirou em autores tais como Espinosa –, segundo a qual os processos psíquicos formam-se a partir de relações de interdependência entre aspectos sociais, cognitivos, afetivos e do âmbito da ação. Uma perspectiva que supera o tradicional dualismo entre a razão e a emoção, contribuindo para uma compreensão mais integrada e mais dinâmica dos indivíduos. Apresenta-se, assim, um apelo à busca da razão e da emoção de viver na dimensão da existência humana.

publicação original; Educar em Revista n30

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