top of page

Cinema como recurso tecnológico para o ensino de competências socioemocionais

Darlea Araújo de Souza Esteu da Costa O presente estudo teve como objetivo investigar a viabilização da utilização do cinema como recurso tecnológico para a promoção do desenvolvimento de competências socioemocionais e contribuir para o itinerário formativo dos alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus – Distrito Industrial (CMDI). A fundamentação desse estudo discutiu o papel do cinema na educação e a importância de possibilitar ao aluno o seu desenvolvimento emocional na escola. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos a Pesquisa-ação como metodologia de pesquisa e para a coleta de dados utilizamos as técnicas de Grupo focal e a Roda de Conversa. Para o estudo das competências socioemocionais presentes nessa pesquisa, apresentamos a relevância da educação das emoções na escola e nos baseamos na teoria dos chamados Cinco Grandes Domínios da Personalidade (Big Five), também conhecidos como Modelo de Cinco Fatores (MCF), Fatores Globais de Personalidade ou Cinco Grandes Fatores, modelo de organização de traços de personalidade que explicam grupos de comportamentos: Conscienciosidade, Amabilidade, Estabilidade emocional, Abertura a novas experiências e Extroversão. Para a identificação da competência a ser promovida aplicou-se um questionário e a partir desse resultado elaboramos critérios para a escolha do filme e consequentemente o planejamento da sessão didática para a coleta dos dados. Os resultados obtidos atestaram a relevância desse estudo e permitiram comprovar a eficácia do cinema na promoção de competências socioemocionais além de apresentar novas perspectivas para a inclusão da educação socioemocional na escola. Para consolidar nosso estudo e promover a educação socioemocional na escola através do cinema, elaboramos um guia didático para professores intitulado “Guia Didático para a promoção de Competências Socioemocionais com o Cinema”, que tem por objetivo incentivar e instigar o ensino de habilidades socioemocionais nas escolas por meio do cinema. Trabalho original publicado em Repositório IFAM Link: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/52/1/Cinema%20como%20recurso%20tecnol%C3%B3gico%20para%20o%20ensino%20de%20compet%C3%AAncias.pdfNavegação de Post Educação emocional na escola: uma proposta possível Emoção e Exclusão: Ideias-Chave de Vygotsky para Rever Nosso Papel em uma Escola com um Ambiente de Diversidade CulturalDEIXE UMA RESPOSTA O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com * Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar por:

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page