top of page

Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais

Eunice M. L. Soriano de Alencar


É o objetivo principal do artigo focalizar características sócio-emocionais do superdotado. Nota-se que essa dimensão, apesar de sua importância, vem recebendo menor atenção dos estudiosos da área do que habilidades cognitivas e necessidades educacionais do superdotado. Entre outros aspectos, a assincronia entre distintas dimensões do desenvolvimento, o perfeccionismo, a hipersensibilidade, o subrendimento são discutidos, apresentando-se fatores a eles associados bem como estudos nos quais distintas características sócio-emocionais do superdotado foram investigadas. O artigo finaliza apontando a necessidade de orientação ao superdotado e a sua família e de um sistema educacional que reconheça e atenda as necessidades desse aluno nas distintas esferas – intelectual, social e emocional. Artigo original em Revista Psicologia em Estudo Link: http://www.scielo.br/pdf/pe/v12n2/v12n2a18.pdf

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page