• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Avaliação da Criatividade a Partir do Controle do Nível de Inteligência em uma Amostra de Crianças

Atualizado: Ago 19

Tatiana de Cássia Nakano e Maíra Esteves Brito


Buscando enriquecer a discussão acerca da relação entre criatividade e inteligência, uma amostra composta por 135 crianças (média de 10,3 anos, DP=1,05), estudantes de 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, respondeu à Bateria de Provas de Raciocínio Infantil e ao Teste de Criatividade Figural Infantil. Duas análises foram realizadas a partir de critérios diferentes de controle do nível de inteligência dos participantes (alta, média e baixa inteligência). Quando utilizado o critério da média e desvio padrão (abaixo de -1DP, entre -1DP e + 1DP e acima de +1DP), os resultados da Análise da Variância indicaram a interação entre as variáveis sexo e grupo como marginalmente signifi cativa no fator 2 (emocional), entretanto, quando uma nova divisão é realizada a partir do percentil (abaixo do P25, média e acima do P75), a variável grupo passa a influenciar significativamente o resultado dos participantes no Fator 1 da criatividade (Enriquecimento de Idéias). O estudo ainda apontou correlação baixa entre os dois construtos (r=0,22). Artigo Original publicado em Revista Temas em Psicologia Link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000100001

0 visualização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Redes Sociais:

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Apoio:

logo redec.png
logo formacao humana.png
hubeducat logo 1.png
6.png
logo UFP.png
LOGO 1 cópia.png