• EDUCAÇÃO EMOCIONAL

A importância da afetividade nas aulas de musicalização na infância – um relato de experiência

Atualizado: Ago 20

Aja Devi Dasi Soares Abreu de Góes e Catarina Shin Lima de Souza


A proposta da musicalização com crianças está além do simples ensinamento de conceitosmusicais, abrangendo também questões da ética, aspectos sociais e relações interpessoais. O cultivo da afetividade é muito latente nos âmbitos educacionais. Aqui será relatada uma experiência com uma turma de aulas particulares de musicalização com crianças entre quatro e oito anos de idade, na qual a afetividade entre elas foi decisiva para que a educação musical ocorresse de forma consistente e prazerosa, trabalhando relações entre aluno/aluno, aluno/professor e aluno/família. Foram utilizados autores como Dalcroze, Willems e Schafer na área da Educação Musical e Wallon e Dias no trato com as relações afetivas, dentre outros. Concluir com essa pesquisa que existe uma relação muito forte entre a afetividade e a música e, por isso, uma não pode ser dissociada da outra na Educação Musical, ocorrendo, assim, um auxílio mútuo no desenvolvimento das relações afetivas e na musicalização.

publicação original: anais III CONEDU

0 visualização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Redes Sociais:

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Apoio:

logo redec.png
logo formacao humana.png
hubeducat logo 1.png
6.png
logo UFP.png
LOGO 1 cópia.png