top of page

A contribuição do ambiente virtual eureka para a realização de um módulo virtual de aprendizagem sob

Franciele Luci Matucheski


Para inovar as aulas presenciais e fornecer aos docentes possibilidades de ampliar as aulas práticas pedagógicas, a PUCPR, desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem, o Eureka. Este ambiente disponibiliza aos agentes educacionais diferentes ferramentas virtuais que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais colaborativo e flexível. Visando flexibilizar o tempo e o espaço de estudo, foi estruturado o SAAW no próprio ambiente; esta funcionalidade propicia aos docentes da instituição construir objetos de aprendizagem que podem ser utilizados tanto nas aulas presenciais quanto a distancia, ademais, propicia à PUCPR ofertar cursos ostentados na portaria de 20% do MEC. Este estudo buscou verificar se o Eureka, juntamente com todas as suas ferramentas e funcionalidades, proporciona um aprendizado significativo por meio da modalidade a distancia. Para a realização da pesquisa, foi construído um objeto de aprendizagem, sobre inteligencia emocional e esportes, que foi aplicado em suas turmas do 7º período do curso de bacharelado em educação física da PUCPR, totalizando 72 alunos. Para a obtenção dos dados em relação à contribuição do Eureka, na aprendizagem da modalidade a distância, os alunos realizaram um conteúdo sobre Inteligência emocional da disciplina de Psicologia do esporte na modalidade online e, para tal, utilizaram módulos virtuais de aprendizado disponibilizados nesse ambiente. A duração desta experiência foi de quatro semanas. As atividades desenvolvidas distribuíram-se na participação em chat, fórum, leitura dos módulos, elaboração da papers, inserção de webgrafia, entre outras. A análise dos dados deste trabalho está apoiada em renomados autores da EAD, como, FORMIGA (2009), MATOS; TORRES (2009), MORAN (2006), PORTILHO (2009), SILVA (2006). Esta pesquisa aponta que os alunos mostraram-se resistentes à modalidade de ensino online, pois necessitam da presença física do professor, além de não possuírem autonomia para gerenciar seus estudos, o que pode ser justificado pelo ensino tradicional herdado da educação básica. Porém, mesmo resistentes à EAD, os alunos em sua grande maioria alcançaram uma aprendizagem significativa e aprovaram as ferramentas do Eureka. Trabalho original publicada em Repositório biblioteca PUCP Link: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1725

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page